Mãe e filha sentadas sobre uma esteira de EVA no chão. Ambas estão sorrindo (Foto: Reprodução/UFCTV)
Às vezes desapercebido, o afeto está presente nas muitas interações entre as famílias (Foto: Reprodução/UFCTV)
Sociedade e Cultura

A demonstração de afeto entre mães e filhos no dia a dia

Pesquisadores da UFC avaliam como a interação na hora das brincadeiras guarda pequenos gestos de carinho

Com as preocupações do dia a dia, é comum que gestos simples de afeto, essenciais para o desenvolvimento das crianças nas idades tenras, acabem despercebidos. E um dos momentos de interação em que o carinho pode ser notado é na brincadeira entre mãe e filho.

São justamente esses momentos que têm sido estudados pela Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Instituto da Primeira Infância (Iprede). Incentivadas pelos pesquisadores a brincar por alguns minutos, as famílias são filmadas para que as próprias mães vejam como pequenos gestos estabelecem a relação que têm com os filhos.

Mais detalhes podem ser vistos na reportagem da UFCTV.