Sociedade e Cultura

Brincarmóvel abriga o mundo da brincadeira dentro de um ônibus

O projeto disponibiliza brinquedos e jogos desde 2015 e agora se encontra nos jardins da Casa de José de Alencar

Texto: Marília Torres

Do Blog Projeto Divulgando a Extensão

Quem poderia imaginar que um ônibus seria o espaço perfeito para deixar a imaginação fluir em meio a inúmeras brincadeiras? Equipado com diversos bonecos, jogos de tabuleiro, livros e gibis, fantasias, videogame e até um minicinema, o Brincarmóvel existe desde 2015 e agora encontra-se nos jardins da Casa José de Alencar. É o lugar ideal para todos aqueles que buscam um momento de lazer e diversão — seja criança, adolescente, adulto ou idoso!

O Brincarmóvel proporciona a toda comunidade, independente da idade, um espaço lúdico através da brincadeira. “O lúdico é uma necessidade humana rica, importante e bastante complexa. É no lúdico que aprendemos o que ninguém pode ensinar. No brincar, o ser humano está constantemente aprendendo sobre ele. Quando uma manifestação lúdica acontece, entram em cena os princípios da aprendizagem. Através da sua prática, a pessoa humana aprende a aprender, pois necessita pensar e refletir sobre os acontecimentos da situação lúdica e seus objetivos”, explica o coordenador do projeto, Marcos Teodorico de Almeida, professor da UFC.

Maricélia de Melo Falcão trabalha como técnica-administrativa na UFC e, durante as férias, não deixa de levar os pequenos da família para o Brincarmóvel. “No período escolar, as crianças se dedicam muito aos estudos e aos exercícios físicos. Nas férias, pra que eles não fiquem ligados só na tecnologia, eu trago pra cá, pra que eles retomem aquele momento de brincar com os brinquedos, com piquenique, com livros infantis”, explica Maricélia. Ela afirma que não tem nada contra as tecnologias, mas acha importante para as crianças esse resgate de outras experiências. “O brincar faz parte da educação, é muito importante até para o social porque aqui eles conhecem outras crianças”, completa.

Espaço interior do ônibus com estantes coloridas preenchidas com caixas de brinquedo (Foto: Marília Torres)

O ônibus do Brincarmóvel abriga brinquedos, jogos, revistas e livros voltados a proporcionar divertimento aos visitantes (Foto: Marília Torres)

Lídia Maria é filha de Maricélia, tem 11 anos e conheceu o Brincarmóvel através dos amigos de um curso de música que faz na Casa José de Alencar. “Eu gosto de tudo aqui, das bonecas, dos filmes e dos jogos de quebra cabeça”, afirma Lídia. Maricélia também leva os sobrinhos e o neto para se divertirem no espaço: Davi, de 6 anos, Flavinha, de 8, e João Pedro, de 7. Dentre as brincadeiras preferidas deles, estão as bonecas Barbie e o “Pula Pirata”. “Por mim, eu vinha pra cá todo dia”, se anima João Pedro.

O funcionamento do projeto acontece com o auxílio de bolsistas de diversos cursos da UFC, independente da área da graduação. É o caso de Râmila Paixão, aluna do curso de Engenharia de Alimentos, que participa do Brincarmóvel desde 2014. “Acabei gostando do projeto e aprendi um pouco do que eu nunca pensei. Criança pra mim sempre foi muito divertido e essa parte de jogos, de aprender um pouco mais desse mundo, sempre foi muito interessante”. Além das atividades no ônibus, Râmila também auxilia na construção do site e das mídias do projeto, bem como na tradução e aprendizado de jogos vindos de outros países.

Já Bárbara Matos é aluna do quarto semestre de Psicologia na UFC e participa do projeto desde o ano passado. O interesse pelo Brincarmóvel veio da possibilidade de trabalhar com algo relacionado ao público infantil, mas acabou descobrindo que o brincar pode envolver pessoas de todas as idades: “Eu gosto desse contato mesmo com as pessoas, de poder trabalhar com elas essa ludicidade, esse campo da brincadeira, para ajudar no desenvolvimento cognitivo e essas coisas”, explica a estudante.

As visitas funcionam através de agendamento programado através do site www.brincarmovel.com.br, às terças e quintas, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Instituições de ensino interessadas em levar alunos ao projeto podem participar agendando a visita de turmas de até 30 pessoas.

Para a experiência ficar ainda mais interessante, há a possibilidade de visitar a exposição do Museu do Brinquedo de Fortaleza na Casa José de Alencar. Também coordenado pelo professor Marcos Teodorico, o espaço guarda peças que mostram as várias formas de brincar ao longos dos anos, dispondo de exemplares que vão desde os brinquedos de madeira e bonecas de pano até as modernas action figures de famosos personagens do cinema e dos quadrinhos.

Brincarmóvel
Endereço: Casa José de Alencar – Av. Washington Soares, 6055 – Messejana, Fortaleza – CE
Museu do Brinquedo de Fortaleza

Agência UFC 10 de julho de 2017