Robô japonês Nao com o braço levantado (Foto: Reprodução/UFC TV)
O robô Nao é estudado para que possa cumprir tarefas que vão das mais simples ao auxílio em hospitais (Foto: Reprodução/UFC TV)

Desenvolvendo inteligências artificiais no Ceará

Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC trabalha para fomentar a robótica no Estado

Uma impressora 3-D, um robô adaptável para tarefas domésticas ou cuidados pessoais, uma maca de hospital automatizada. Esses são todos trabalhos desenvolvidos no Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro), da Universidade Federal do Ceará, por meio de uma parceria do Departamento de Engenharia de Teleinformática com o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).

Com a criação de inteligências artificiais e pesquisas na automatização de robôs, o centro é uma oportunidade para professores e estudantes trabalharem na fomentação da robótica no Ceará.

Veja na reportagem da UFC TV: