Entomofagia: o consumo alimentar de insetos

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará desenvolvem receitas ricas em nutrientes a partir de insetos criados em laboratório

Vai uma tortinha de guacamole com tenébrio? Ou um brigadeiro de grilo? Que tal um canapé de marguerita com barata? Parece estranho, mas essa é a proposta de alguns pesquisadores dos Departamentos de Gastronomia e Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará: a entomofagia, ou o consumo alimentar de insetos.

Durante oficina realizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra da UFC, o grupo ofereceu degustação das curiosas receitas, que utilizam insetos de laboratório, próprios para a alimentação. O segredo está na forma como os bichinhos são criados, pois, diferentemente dos insetos encontrados fora do laboratório, a dieta alimentar deles é controlada, para que eles ofertem uma quantidade maior de nutrientes sem causar qualquer risco à saúde.

Saiba mais sobre o assunto na reportagem da UFC TV.

Agência UFC 21 de novembro de 2017

Projeto estimula inovação e empreendedorismo entre alunos

Café com Startup é um clube temático surgido a partir da demanda de estudantes que retornavam do programa Ciência sem Fronteiras

Arte mostrando uma roupa e ao redor de plantas “Menos é mais” na moda: slow fashion se expande na pandemia; pesquisa identifica perfil de seus consumidores