Projeto estimula inovação e empreendedorismo entre alunos

Café com Startup é um clube temático surgido a partir da demanda de estudantes que retornavam do programa Ciência sem Fronteiras

O caminho dos bancos da universidade ao mercado de trabalho é desafiador, especialmente para quem deseja abrir o próprio negócio. Um número cada vez maior de estudantes vê na graduação um momento rico para se conectar com pessoas dos mais variados tipos, ampliar a rede de contatos, estimular ideias novas e conhecer experiências de empreendedorismo e inovação. É nesse contexto que desponta o Café com Startup, projeto de extensão do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará que investe no fomento à cultura empreendedora dentro do ambiente acadêmico, com o objetivo de apresentar novas possibilidades para depois da formatura e início da vida profissional.

O Prof. Helano Castro, coordenador do Café com Startup, conta que o projeto surgiu em 2015 como um clube temático de empreendedorismo, a partir de demandas espontâneas de estudantes que retornavam de intercâmbios no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras, em países como os Estados Unidos e Canadá.

Alunos assistem palestra no evento Café com Startup (Foto: Marco Fukuda/UFC)

Alunos reúnem-se às quartas-feiras para conhecer experiências empreendedoras (Foto: Marco Fukuda/UFC)

Durante o período de um ano, alunos cearenses tiveram a oportunidade de conhecer como algumas universidades estrangeiras desenvolviam atividades nesse segmento, para tentar implantar metodologias de empreendedorismo e inovação tecnológica na UFC. “A ênfase é na prática, com foco nas experiências, ou melhor, na troca de experiências reais, tanto de sucesso como de fracasso”, diz o coordenador. “Isso motiva muito os alunos e eles percebem que podem usar os conhecimentos adquiridos em seus cursos para iniciar um negócio próprio”, completa.

Durante os encontros semanais do Café com Startup, no início das tardes de quarta-feira, os universitários dialogam com pessoas com larga vivência de mercado e são estimulados a desenvolver ideias para novos negócios. Multidisciplinares por natureza, os debates reúnem participantes de áreas muito diferentes, como Engenharia, Design-Moda, Administração, Geografia, Direito, entre outras.

Os alunos Felipe Bessa, do quinto semestre de Biotecnologia, e Vitória Pellizzari, do quinto semestre de Engenharia de Petróleo, integram a equipe organizadora do projeto, e ambos se juntaram no propósito de modelar uma startup para concretizá-la antes de concluírem os cursos. Com previsão de investimento inicial de R$ 10 mil para os custos de formalização e de registro da marca, a dupla de empreendedores pretende criar um serviço de assinatura para cafés especiais.

A proposta é que o assinante receba mensalmente um kit em casa e aprenda por meio de um tutorial como fazer receitas de bebidas a base de café, como cappuccino e frapuccino. Atualmente, a startup está em fase de pesquisa e de validação com possíveis clientes para ser lançada em breve. Para além dos muros da academia, iniciativas empreendedoras desse tipo prometem atrair investimentos, dinamizar o mercado local e gerar novas oportunidades e frentes de trabalho.

Projeto Café com Startup

Clube de Empreendedorismo

Encontros às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30

Local: Bloco 707/sala 11 – Centro de Tecnologia da UFC – Campus do Pici Professor Prisco Bezerra (Av. Humberto Monte, s/n)