Estúdio de rádio, com duas pessoas ao microfone. O foco está na placa de "No Ar" (Foto: Guilherme Braga/UFC)
São as ondas que tornam possível que ouçamos a transmissão do rádio (Foto: Guilherme Braga/UFC)

SBPC no Ar: entenda como funcionam as ondas

Programa da rádio Universitária FM 107,9 explica como as ondas estão presentes em diversas experiências diárias

Você já parou para pensar como é possível que você use redes wi-fi, ouça o rádio ou o som de um violão? Apesar de distintas, essas experiências se baseiam no mesmo preceito: as ondas. Muitas vezes invisíveis, elas são as responsáveis por possibilitar diversas tecnologias comuns no nosso dia a dia.

O programa SBPC no Ar desta semana explica como as ondas, que podem ser classificadas como um movimento oscilatório, se propagam e permitem até que a luz do sol chegue a nós. A produção é da rádio Universitária FM 107,9, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Ouça abaixo.

Você também pode ouvir as edições anteriores na playlist do SBPC no Ar.